domingo, 2 de agosto de 2009

Santa Felicidade

Depois de atravessar a Ponte Vecchio me dei conta que existia ali uma Igreja chamada Santa Felicidade. Achei que seria uma excelente idéia saber que cara tem a Felicidade. Encontrei assim a Igreja:


Fiquei completamente desolada. Encontrei a porta da Santa Felicidade fechada. Mas fiquei ali por algum tempo, tentando perceber o lugar e a Igreja e pensando na minha sorte. Percebi o quanto a porta era bonita, os detalhes, as plantas em volta, ou seja, se estivesse aberta não teria esta contemplação. Fiquei ai feliz, pensando nas minhas viagens, deve ser assim, de olho no detalhes.








Os detalhes, a calmaria, são importantes no momento desta busca incansável nossa. Depois de um belo suspiro voltei ao meu mapa e descobrir que a S. Felicitá tinha ficado no outro quarteirão, esta era a S. Felice. Bem normal para a pessoa em questão este tipo de equivoco. Nao tive dúvidas, voltei e na outra esquina eis a S. Felicitá:





Não era nem mais bonita, nem mais detalhada, era sim, mais simples. Mas continuava fechada, e outra vez me deparei com sua porta. As Igrejas de Florença podem ter horários especiais para abrirem, mas a porta da felicidade, esta somos nos que temos as chaves. Não seria nesta, nem na outra que eu iria conhecer a cara da felicidade, porque a cara da felicidade depende de cada um de nós, do que faz cada um, com seus pequenos detalhes, feliz. Mas o fundamental é que a porta tanto da S. Felice quanto da S. Felicitá são por demais pesados, assim teremos que ter garra que abri-las. Esta, a tão procurada santa, exige coragem para encontrá-la!

Um comentário: