quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Moléculas da Semana




Outro dia abordei um professor em sua sala e perguntei se ele estava ocupado ou poderíamos conversar naquele momento. Ele me respondeu: - Tudo bem, pode entrar, estou construindo as moléculas da semana-. Nossa...eu até esqueci do que iria tratar. “Construir as moléculas” da semana foi tão impactante, que nem me dei conta que precisaria tratar de um assunto urgente.
- Como seria construirmos as “moléculas da semana” - é claro que não refletia sobre moléculas, mas sim sobre construí-las. Poderíamos acordar todos os dias já pensando em construir as moléculas do dia: nas suas dimensões, quais os elementos que poderiam formá-las, suas propriedades físicas e químicas, suas reatividades, quais os tipos de interações prováveis; e no final do dia saberíamos se estas se combinaram ou permaneceram sozinhas. Se conseguiram interferir na vizinhança e se nos foram úteis. Poderíamos construir apenas uma, e não várias. Poderíamos nos perguntar também se estas moléculas nos trouxeram paz ou inquietações. Seja qual fosse o resultado, o bom seria sabermos que, transformá-las em outras mais complexas ou nos seus elementares, é possível, para que no próximo dia, outras moléculas possam ser construídas. É libertador sabermos que podemos desconstruir e construir moléculas...qual será a molécula da sua semana?! A minha é a água...nossa...tenho que beber 2 litros e 500 mililitros por dia....


Algumas escolas (todos, Colégios, Institutos, Universidades, para mim, são escolas) estão com projetos intitulados Moléculas da Semana, em especial o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês - Bahia-Brasil em comemoração ao Ano Internacional da Química.

A imagem animada foi retirada do http://www.teliga.net/2010/02/apenas-um-pouco-mais-do-que-agua.html no dia 20/11/2011.

Um comentário:

  1. E pelo visto, o horário de verão continua lhe fazendo muito bem.

    ResponderExcluir